Como a Internet mudou um pouco nos últimos dois anos e de modo a divulgar a nossa terra para mais gente e, sobretudo, aproximar alguns folhadenses afastados (ou fenianos se preferirem), pelo menos geograficamente, abri uma pequena página sobre o Folhadal no Facebook. Havia um registo anterior, contudo fico com a impressão tratar-se de um registo feito pelo sistema para cativar interessados, pois não se pode escrever nem acontece nada. Como ao longo de vários anos reuni algum material sobre a nossa terra o Facebook pode ser uma forma de o voltar a divulgar, nomeadamente numa versão mais gráfica, pois a Internet dos conteúdos escritos passou à história, pelo menos é o que parece. Podem encontrar a página no seguinte endereço http://www.facebook.com/pages/Folhadal/113127088741884?ref=mf

Não quero com isto dizer que abandono o blog, embora durante os últimos meses tenha ficado para segundo plano continuarei na medida do possível a olhar por ele, até porque não acredito na miragem das comunidades virtuais, se existem devem ser usadas, mas não esgotam outros formatos.

O mapa identifica alguns lugares, património e instituições: em cima do lado esquerdo o apeadeiro; na zona com mais marcadas, destacadas na parte de cima surgem as marcas que identificam a  placa de atribuição do foral por D. Dinis aos 26 moradores do concelho e um pouco à direita o marco geodésico; embora na se veja, à esquerda o Largo do Colóquio, onde está uma das sepulturas antropomórficas da aldeia; antes da rua da Casanova, o ponto identifica a Igreja de Nossa Senhora da Tosse e o Pelourinho; por fim, do lado direito ao fundo do mapa surge uma marca na Rua Curral do Concelho, e duas por aproximação às duas grandes lages comunitárias - a Lage Grande, no final da Rua da Vala/início da Rua da Lage Velha, e a Lage Velha, no final da rua com o mesmo nome e próximo do Largo da Belavista.

publicado por José às 10:30