Penso q importa fazer referência ao q dizem algumas vozes sobre Canas de Senhorim, não q essa seja a minha opinião, mas porque todos têm direito a ter palavra. E o q esses "alguns" dizem é q Canas não sofre da indiferença dos poderes políticos, mas, pelo contrário, por tanto se manifestarem acaba por "sofrer" de descriminação positiva, ou seja, para esses outros "alguns", Canas acaba por ver benefício no seu lamento. Repito q esta não é a minha opinião, todavia é a opinião q escuto com frequência.
Penso q a questão de Canas, refiro-me neste ponto ao atraso desenvolvimentista, tem raízes históricas bem definidas, basta pensar no fim dos Fornos Eléctricos e das Minas da Urgeiriça, ainda me lembro de Canas grande, mas subitamente perdeu tudo isso e, é verdade, os poderes públicos não souberam ou não quiseram a seu tempo reverter o processo. Na verdade a única coisa q foi feita foi extremar posições. E aqui a culpa é de todos, pois o radicalismo de ambas as partes não foi favorável às populações, serviu apenas protagonismos pessoais.
Importa ainda salientar uma coisa q tenho dito repetidas vezes: o virar de costas de q Canas sofre não é apenas um problema com visibilidade em Canas, resulta de uma focagem exclusivamente na vila de Nelas, aliás à semelhança de Lisboa face ao país. O processo só se reverte colocando-se os políticos ao serviço do bem-comum, em vez de colocarem as populações ao seu serviço.
publicado por José às 10:47