Realiza-se no próximo dia 19, com missa marcada para as 16h, no nosso Folhadal, a romaria em honra de Santa Eufémia, tradicionalmente celebrada a 16 de Setembro mas actualmente adiada para o Domingo seguinte. a cerimónia marcava o fim da época das colheitas de Verão (milho, feijão...), com a grande azáfama nas eiras, e dava progressivamente lugar às vindimas.

Para quem for de fora e quiser deslocar-se para participar na romaria e cumprir eventualmente a sua promessa, é fácil chegar ao Folhadal, tanto a pé, como de carro ou de comboio. Uma vez em Nelas atravessa a ponte de caminho-de-ferro como se fosse para a Serra da Estrela, como logo a seguir não segue esse destino, pois na rotunda a cerca de 30 metros terá de virar à direita em direcção ao Folhadal e Caldas da Felgueira. Duas rotundas depois, no final da avenida segue pela estrada do lado esquerdo (com início no cemitério), no final do alcatrão chega ao lugar do Cabeço, cerca de 70 metros após este vira de novo à esquerda (encontra aí uma placa alusiva ao foral local), percorridos cerca de 150m vira de novo à esquerda e assim chegará ao seu destino. Como é um dia de festa o ideal é deixar a viatura um pouco antes, pois será impossível encontrar estacionamento junto à Igreja de Nossa Senhora da Tosse.

O breve roteiro serve igualmente para quem for a pé. Quem for de comboio desce na Estação de Nelas e aí optará por ir de táxi ou a pé, pois são apenas 2km, metade dos quais numa larga avenida.

publicado por José às 10:19