Por iniciativa de um grupo de amigos, na sequência do arranque do projecto "Património do vinho e da vinha da Região Demarcada do Dão" foi constituída no passado dia 9 a Associação para a Promoção da Região do Dão (APRDÃO), a qual tem como objectivo promover o estudo, discussão, preservação e divulgação da Região Demarcada do Vinho do Dão, do seu património cultural, natural e paisagístico, com especial ênfase para o seu património vinhateiro, gastronómico e recursos turísticos.
Para o efeito, promoverá o estudo, a discussão e a divulgação da região, levando a efeito as acções que forem consideradas adequadas e necessárias.
O que passa, nomeadamente, por:
- Inventariar quaisquer matérias relacionadas com a Região Demarcada do Dão.
- Promover contactos entre os seus
associados e associações de carácter local sediadas na região.
- Organizar eventos de várias índole que promovam a região, nomeadamente, feiras, exposições, colóquios, conferências e actividades similares.
- Cooperar com instâncias oficiais, governamentais e privadas em particular emitindo parecer sobre os assuntos que lhe forem submetidos e fazendo as sugestões e tomando as iniciativas que se afiguram convenientes.
Após aprovação do respectivo Regulamento contamos com a participação nas iniciativas a promover.
A APRDÃO tem sede em Nelas, mas a sua área de intervenção abrange os 16 concelhos que integram a Região Demarcada do Vinho do Dão. Contacto: regiaododao@hotmail.com
publicado por José às 20:52