Procuro não perder esta oportunidade para divulgar a nossa terra, sem esquecer as coisas menos boas mas partilhando as coisas boas que a maioria desconhece. Ficam tantas coisas de fora, montei apressadamente um pequeno filme, não tem é boa qualidade, algumas das imagens seleccionadas não são lá muito famosas, necessito de organizar as imagens mas não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para divulgar ao maior número de pessoas possíveis algumas das coisas boas da nossa terra. Ficam de fora imagens das nossas romarias, pois a viver fora é complicado proceder a essa recolha, talvez para o ano. Tento mesmo assim cobrir aspectos religiosos, pois independentemente da fé de cada um fazem parte das nossas tradições.

 

Destaco na abertura do filme o Pelourinho, pois é um símbolo da nossa terra, do foral atribuído por D. Dinis e da justiça (mas desse aspecto quase macabro não adianta falar). Retomo com o rio pelo Mondego pelo simples facto de ser também um emblema da nossa terra, embora diste ainda cerca de 4 km a sua proximidade afectiva estava bem patente na música que as primeiras gerações do agrupamento Diapasão tinham sempre a amabilidade de nos dedicar em cada baile, a qual começava assim: Ó Folhadal /que lindo és/com o Mondego/mesmo aos teus pés...
Sem querer fazer uma lista exaustiva das imagens saliento que não deixei de inserir uma imagem da nossa Associação pelo papel social que tem vindo a desempenhar ao longo de décadas. Não esqueci igualmente duas imagens das sepulturas antropomórficas existentes no Folhadal , no caso no Largo do Colóquio e nas Fontainhas. Destaco também o marco geodésico na posição altaneira no dito lugar do Cabeço. Nas faltas destaco o Buraco da Moira e a Orca do Folhadal , creio que existem imagens no próprio blog mas foram difíceis de descobrir para inserir no filme.

P.S. Se tiverem dificuldades em aceder ao filme surge como alternativa no blog das imagens do Folhadal (ver lista de links)
publicado por José às 22:12