Não me cabe a mim fazer a reflexão política da questão, muito menos a técnica, com a agravante de morar longe, todavia não deixo de deixar duas pequenas notas sobre a manutenção dos Serviços de Saúde no Concelho de Nelas.

 1.º Nota

Naturalmente que me congratulo com os esforços da Câmara Municipal de Nelas, no que acredito tenha contado em muito a experiência e dedicação da Sr.ª Presidente, pois melhor que ninguém sabe a quem se dirigir. Este problema é como em tudo na vida, identificar os interlocutores e "falar a mesma língua " é meio caminho andado para o sucesso, neste caso para reverter um processo que parecia irremediável.

 2.º Nota

Devido a esta nota posso ser interpretado com algum antagonismo, não creio é que deva ficar calado. Que fique claro que não quero ofender ninguém, nem envolver-me em qualquer tipo de querela política, apenas acho que determinadas palavras devem ser ajustadas ao cargo que se ocupa ou ao objectivo a que se destinam.

Vem tudo isto a propósito da informação inserida no site da Câmara sobre a matéria aqui em apresentação, inserida no dia 24 de Setembro último. É importante que a população seja informada sobre o assunto, todavia misturar informação institucional com luta política não creio que seja de bom tom. Refiro-me ao início do último parágrafo, onde é dito "...contrariamente ao que alguns arautos da desgraça querem fazer crer..." (o sublinhado é meu). Não sei quem escreveu o texto e se foi revisto com calma, mas esta afirmação alimenta a luta política e não deveria ser inserida num texto informativo difundido junto dos munícipes sobre uma matéria delicada . Digam o que disserem, como digo não me interesse a política, não me interessam os partidos, nem os seus interesses, apenas a nossa terra me interessa. Se é verdade que nem sempre me refiro a coisas boas é porque o quotidiano tem coisas boas e más, sendo que as más devem ser escutadas com atenção, desde que devidamente apresentadas.

Para que possam ler na integra a informação da autarquia sobre a situação do Centro de Saúde de Nelas cá vai:

   "[24.09.2007] - [8:18]
Informação - SITUAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DE NELAS

A Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dra. Isaura Pedro, informa toda a população que, na sequência de sucessivas reuniões mantidas com os representantes do Ministério da Saúde no Distrito de Viseu, nomeadamente com o Sr. Coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu, Dr. José Carlos Almeida, lhe foi assegurado que:

1. Não está prevista qualquer alteração ou encerramento de Serviços de Saúde no Concelho, nomeadamente redução de horário ou encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (Urgências), ou extensões de saúde de Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo ou Santar, como, aliás, sempre nos foi garantido e como sempre dissemos à população

2. Durante a próxima semana será assegurada a contratação de dois médicos por forma a colmatar as necessidades do serviço e dos utentes dos Serviços de Saúde Concelhios

3. Que serão tomadas todas as medidas possíveis e necessárias para repor o bom funcionamento do serviço do Centro de Saúde e evitar a continuação da recente saída de profissionais de enfermagem e administrativos.

Assim, estando assegurado o bom funcionamento do Serviço de Saúde no Concelho, contrariamente ao que alguns arautos da desgraça querem fazer crer resta-me, em nome de todos os cidadãos do Concelho de Nelas, agradecer à Sub-Região de Saúde de Viseu, à Administração Regional de Saúde do Centro e ao Sr. Ministro de Saúde, pela forma discreta, elevada e consciente com que sempre trataram o Concelho de Nelas e como trabalharam em conjunto com a Câmara Municipal de Nelas para a resolução de todas as questões, esperando e confiando, nós, que esta postura se venha a manter no futuro." in http://www.cm-nelas.pt/

publicado por José às 14:02