A pedido do Luís Costa público o artigo que surge a seguir, convém deixar claro que as opiniões que expresso aqui ou em outros espaços apenas a mim me vincula e, no caso de publicar aqui outras opiniões tenho o especial cuidado de citar o nome e colocar o que é dito entre aspas, isso não deixa de fazer deste espaço um espaço de pluralidade, basta que cada um expresse com respeito e argumentos válidos o que pretende dizer, tal como tem acontecido até ao momento. Peço desculpa ao Luís mas de momento não é possível publicar o texto dele com os sublinhados por ele feitos, o que retirar talvez enfase a algumas coisas por ele ditas, logo que possa procurarei resolver o problema:

«Conta factos…

Ex.mos Senhores
“Diz que disse”

Como devem saber, não admiro a conversa do “diz que disse”, e para salientar esse facto escrevo, para que não fiquem duvidas sobre factos, ou sobre o famoso “diz que disse”.

Como o “diz que disse” anda de boca em boca, e muitas vezes sem saber o que diz, venho por este meio esclarecer, duvidas que muita gente gosta de colocar no ar.
Na minha opinião acho que não são duvidas, são certezas que muita gente quer impor com o “diz que disse”.

Devido a um artigo publicado no dia 18 de Junho “Sobre II Concerto Tribal” no Blog http://folhadal.blogs.sapo.pt, (do qual ainda não tive de forma pessoal, qualquer comentário de pessoas do Folhadal) esclareço quem possa ter duvidas, que esta página “Blog” é um meio de divulgação, de comentários, opiniões e é de Gestão Pessoal. Neste caso é do Sr. José Gomes Ferreira, natural do Folhadal, mas residente em Lisboa.
Quer isto dizer que o “Blog” http://folhadal.blogs.sapo.pt, nada tem a ver com a “Homepage” www.a-folhadal.rcts.pt/.

Para quem não sabe um Blog é diferente de uma Homepage, como é o caso da Homepage da Associação do Folhadal, www.a-folhadal.rcts.pt/.
Esta Homepage, www.a-folhadal.rcts.pt/, deve ser utilizada para divulgar as actividades da Associação e é gerida pelos membros da Direcção.

Assim indico para quem não sabe:
- O que é um Blog
- Para que serve um Blog
- Qual é a diferença entre um Blog e uma Página pessoal / Institucional (Homepage).

O que é um Blog?
A definição de Blog não é consensual. Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, o SAPO pensa que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.

Para que serve um Blog?
Um Blog pode servir vários objectivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado processo (uma gravidez ou uma dieta, por exemplo), pode servir para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.

Qual é a diferença entre um Blog e uma página pessoal / institucional (Homepage)?
A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e actualizá-los sempre sem precisar de saber absolutamente nada de html. Filosoficamente, o Blog difere de uma página Pessoal na medida em que as actualizações são muitíssimo mais frequentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe.
Uma página pessoal pode não ser actualizada com frequência, mantendo o seu espírito intacto, um Blog que não é actualizado com frequência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, deixa de ser um Blog.

Espero que todos os ignorantes que dizem, sem frontalidade que utilizei um meio de uma Instituição Publica para dar “Opinião” ou Constatar factos” fiquem elucidados sobre Blog e Homepage.

No caso de surgir mais alguma dúvida sobre o II Concerto Tribal, estou disponível para qualquer tipo de esclarecimento, e que este seja feito de forma séria e frontal.

In http://luiscostaimagem.blogs.sapo.pt

Assinado
Luís Costa»
publicado por José às 23:48