Infelizmente o nosso concelho tem postais ilustrados que pouco ou nada trazem de novo. A primeira foto já foi apresentada em artigo anterior publicado no nosso Planalto. Diz respeito ao estado de abandono a que chegou o edificio do antigo Ciclo Preparatório, ao que parece ainda nenhum comprador o adquiriu, daria um espaço excelente para o verdadeiro Museu Municipal.


DSC01640.JPG


Esta outra imagem é também de uma antiga escola, desta vez primária, localizada em tempos idos no nosso Folhadal. Embora sendo propriedade privada merecia a sua transformação em algo de realmente positivo para a terra e para os proprietários.

DSC01690.JPG


Infelizmente os maus exemplos não são apenas nossos, um exemplo nacional de perfeito abandono está no nosso concelho vizinho. Um património que não vale apenas só por si mas por quem nele habitou, nada mais nada menos o Cônsul português em Bordéus, que contra as ordens de Salazar, salvou milhares de judeus do extermínio nazi – Aristides de Sousa Mendes.

DSC01773.JPG


Quem visitar Nelas, junto à Estação, o Folhadal, na Encosta para o lado do Mondego (antes do Picoto) e Cabanas de Viriato vai inevitavelmente deparar-se com estas tristes imagens.

publicado por José às 12:35